domingo, 8 de maio de 2016

A PRÉ-HISTÓRIA AGORA!





Pesquisadores acharam fósseis animais de mais de 250 milhões de anos no Piauí. São animais existentes antes da era dos dinossauros. O gancho para o início da pesquisa foram os troncos petrificados da floresta fóssil do Rio Poty, agora transformada em parque. No meu romance “Terra do Fogo” essa floresta é um “personagem geográfico” do romance. Quando menino ia passear no bosque de pedra lá pras bandas do bairro da Ilhota.

O que me encanta no Piauí são as surpresas. Passei minha juventude caminhando para o Parque de Sete Cidades, onde há registro de inscrições rupestre do homem pré-histórico. Fizemos lá um filme Super-8 chamado “O Guru de Sete Cidades”, onde Pierre Baiano tinha os olhos arrancados num filme meio de terror, que eu não lembro mais da historinha. Sei que eu e Durvalino compramos um ketchup pra servir de sangue e não vimos que era apimentado. Baiano chorou lágrimas de verdade no cinema. Mesmo nesses acampamentos ripongas, com muita cerva, xarope e erva, tínhamos o maior respeito pelas inscrições do homem pré-histórico, que na época não eram protegidas por lei.

Niède Guidon fundou e cuidou do Parque da Serra da Capivara, construindo o fabuloso Museu do Homem Americano, onde juntou as provas de que o homem não veio pelo estreito de Bering e sim pelas ilhas do Pacífico, o que faz o nosso índio ser mais parecido com o asiático amarelado que ao índio pele vermelha americano. Todo o trabalho da antropóloga corre perigo, por falta de verba, e o Piauí pode jogar sua pré-história, que é a pré-história das Américas na lata de lixo da história.
Agora, bem perto de nós, na capital mesma – como em Huaca Plucllana em Lima, Peru – Teresina nos apresenta dentro da Floresta Fóssil animais de antes dos dinossauros. Lá depois do Parnaíba – no Maranhão, mas ainda na Grande Teresina – foi encontrado uma enguia que recebeu o nome de Thimona, já que devia habitar lagos de água doce ali em Timon. Li que os pesquisadores estão à procura de um mamífero, que mudaria o curso da história do próprio homem.

Sei não, mas esse governo falso que se forma agora tem uns descendentes piauienses dessa descoberta. O Gato Angorá – apelido dado a Moreira Franco por Brizola – pode ser um remanescente daquela descoberta. O Heráclito Fortes, com aquela estranha boca cheia de línguas, com certeza é. Mão Santa respira entre as frases como um batráquio pré-histórico e acho que é um anfíbio que respira na água. Na terra tem muita gente feia que pode ser descendente da descoberta - inclusive eu. Mas tô falando do pessoal do mal. Eu sou do bem, pelo Cabeça de Cuia!

Mas se essa descoberta no Piauí apenas reflete o que pode acontecer em todo o país? Teremos um golpe pré-histórico. O Temer parece um descendente de morcego, das cavernas mais profundas da pré-história. O Bolsonaro parece um elo que se perdeu e não alcançou a humanização. Cunha, não tenho dúvida, uma ratazana com orelha de rato, focinho de rato, rabo de rato, preside o congresso por culpa de uns juízes que não conhecem a antropologia. 

(Edmar)


Nenhum comentário: